domingo, 15 de julho de 2012

A Noite Estrelada - Vincent Van Gogh

A Noite Estrelada, de Vincent Van Gogh foi um dos maiores marcos e expoentes da Arte Impressionista, o movimento que começou na Europa no século 19. O nome do movimento foi dado por Claude Monet depois de sua obra "Impressão, nascer do sol" e foi um dos movimentos artísticos mais controversos de todos os tempos. Sim, o movimento impressionista foi controverso. Controverso porque o movimento marcante anterior, o Neoclassicismo foi marcado pelo seu alto nível de realismo e detalhes, enquanto o recém nascido impressionismo consistia basicamente expressar formas básicas a partir de luz e sombra sem se preocupar muito em dar uma base sólida de cor, mostrando claramente todas as pinceladas que compunham a obra. Louis Leroy, um famoso escritor e pintor da época, em sua crítica para "Impressão, nascer do sol" disse "Imprimer, Sunrise, je le savais! Je pensais que, si je suis impressionné, c'est parce qu'il ya une impression. Et que la liberté, qui brosser doucement! Un fond d'écran est plus élaboré que ce Marine scène" ( Impressão, Nascer do Sol -eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha) discorrendo ironicamente sobre as pinceladas fortes da obra.

Pois bem, eis que em 1889, um ano antes de Van Gogh morrer, na sua estadia no asilo de Saint-Rémy de Provence, aos 37 anos que ele pinta sua obra prima, sua obra mais conhecida: A Noite Estrelada. Vemos um céu ao luar basicamente formado por pinceladas densas e espirais, que segundo relatos Van Gogh dizia que 'espirais remetiam a nossa origem, ao centro do universo'. Outra característica forte do Impressionismo que Van Gogh usou magistralmente é o uso de basicamente cores primárias como o azul, o verde e o amarelo. Noite Estrelada é não só a mais famosa, mas a mais bela da série de pinturas que Vincent fez em sua estadia em Provence.

Vincent foi um artista rebaixado na sua época, vindo a ser admirado somente na metade do século XX. Era considerado louco e um péssimo artista. Infelizmente aos 37 anos Van Gogh sucumbiu a uma doença mental e se matou. Mas era um dos poucos pintores de sua época que tinham a ousadia e a vontade de demonstrar através de pinceladas suas dores e suas angústias, transformando isso na mais pura beleza existente. Van Gogh não só pintou suas emoções. Van Gogh pintou a vida como ela é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário